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Conferência sobre Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica

Em agosto de 1996 a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão lançou o Concurso Público Internacional para a Concessão do Serviço de Abastecimento e Distribuição de Água aos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

Como resultado desse concurso nasceu a AGUAS DO PLANALTO, que iniciou a sua atividade em maio de 1998, e que desde a primeira hora traçou as linhas orientadoras que conduziram a empresa aos níveis de satisfação atuais:

  • Dar resposta às necessidades de abastecimento de água de forma eficiente, garantindo quantidade e qualidade, promovendo elevados índices de satisfação das populações, potenciando a sua atividade como ferramenta de apoio ao desenvolvimento económico e social, e assegurando a preservação do ambiente.
  • Ser uma Concessão que se constitua como benchmark nacional na relação custo/eficiência do serviço.
  • Ser uma empresa que transmita confiança aos seus Clientes e onde os Colaboradores se orgulhem de trabalhar.

No passado dia 01 de junho assinalamos o 20º aniversário, e feita uma retrospetiva avaliamos o que contribuiu para chegarmos aos dias de hoje com a dinâmica que nos carateriza, querendo continuar a ser uma referência positiva na prestação deste serviço público.

 

Fazendo menção ao objeto da conferência promovida pelo Jornal do Centro, cujo tema aborda as Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, não queremos deixar de referir algumas das ferramentas que a Águas do Planalto utiliza com êxito nos seus processos operacionais:

Plano de Segurança da Água – A implementação de um Plano de Segurança da Água visa apoiar a entidade gestora, através de uma metodologia e software específico, no abastecimento de água segura, cumprindo os critérios legislativos e os níveis de serviço definidos pela Entidade Reguladora, contribuindo, simultaneamente, para uma maior aceitação pelo consumidor da qualidade da água distribuída pelos sistemas de abastecimento.

AQUAperformance – Permite às empresas garantir que todos os seus quadros e colaboradores estão a trabalhar sincronizadamente, através da monitorização regular dos seus objetivos, projetos, atividades e tarefas, sendo assim possível verificar e corrigir quaisquer desvios em tempo oportuno.

SIG – Go Water – A plataforma WEBSIG, de cadastro e gestão de sistemas de abastecimento de água e águas residuais (Go Water), permite a descrição, análise, operação e manutenção pelas entidades gestoras dos sistemas de abastecimento e saneamento, assim como uma comunicação ágil com todos os utilizadores.

Gestão Patrimonial de Infraestruturas – Esta ferramenta foi desenvolvida pelo LNEC em parceria com a Águas do Planalto.

A implementação de um Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas visa apoiar a gestão do serviço de abastecimento no desenvolvimento dos próprios planos, assente numa análise multidimensional, através da qual se pretende garantir a prevalência do serviço, para além do tempo de vida útil dos componentes que, de forma individual, constituem os referidos sistemas.

Sistema de Telegestão – O sistema de abastecimento de água gerido pela Águas do Planalto está dotado com um sistema de telegestão, que se tornou numa ferramenta imprescindível para uma boa gestão diária de todos os pontos da rede; condutas, estações elevatórias, reservatórios, estação de tratamento de água, captações e albufeira.

É também a partir deste sistema que tiramos ilações sobre consumos anormais e conseguimos acudir de forma mais célere a eventuais fugas de água.

NEPTUNE – Através desta ferramenta é possível agilizar e simplificar o processo de redução de perdas de água, tendo por base a monitorização em tempo real das anomalias nos sistemas de abastecimento, a sua tipificação e a geração de eventos que permitem desencadear um fluxo de trabalho a jusante para a sua resolução.