Notícias

Águas do Planalto distinguida pela ERSAR

A Águas do Planalto foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos numa cerimónia realizada âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa. A excelência do desempenho da Águas do Planalto, concessão gerida pela AQUAPOR, no ano de 2021, levou à atribuição do Selo de Qualidade Exemplar de Água Para Consumo Humano. 


“Este prémio é o reconhecimento do trabalho de excelência realizado diariamente pelos 49 colaboradores da Águas do Planalto em prol dos mais de 67 mil munícipes que temos o prazer de servir nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela. Sentimo-nos muito orgulhosos deste reconhecimento por parte do regulador do setor, que mostra que estamos no bom caminho. Devolver à água o valor que ela merece, trabalhar em prol da diminuição de perdas de água e continuar a distribuir aos nossos clientes água de elevada qualidade é o que nos move todos os dias”, explica António Cunha, CEO da AQUAPOR.


Entre as concessões do universo AQUAPOR, a Águas de Cascais (Selo da Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água ao Consumidor e Selo de Qualidade Exemplar de Água Para Consumo Humano) e a Águas de Gondomar (Selo para a Qualidade para o uso eficiente da água e Selo de Qualidade Exemplar de Água Para Consumo Humano) foram premiadas duplamente. Entre as restantes concessões do Grupo AQUAPOR distinguidas com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano estão a Águas da Azambuja, Águas da Figueira, Águas de Alenquer, Águas de Vila Real de Santo António, Águas do Lena e Águas do Sado. Em 2020 a Águas da Azambuja e a Águas de Alenquer não tinham sido distinguidas com este Selo. 


A ERSAR atribui os Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, tendo em conta indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos. Os Selos de qualidade, também concedidos pela ERSAR, são atribuídos a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais e que se destacaram pelo seu bom desempenho.


Sobre a Aquapor:
No mercado desde 1987 o Grupo Aquapor é um dos principais players na gestão de concessões municipais e prestação de serviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais, de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e de limpeza urbana. Em Portugal, o Grupo Aquapor é responsável por 13 concessões de serviços de água e saneamento, onde o serviço é prestado diretamente às populações. Na prestação de serviços a municípios e indústrias, o Grupo Aquapor detém a Luságua – Serviços Ambientais, que desenvolve atividades desde a consultoria e serviços especializados de engenharia até à gestão, operação e manutenção de sistemas urbanos de água e instalações de tratamento. A sua aquisição recente pelo Grupo francês SAUR, considerado o terceiro maior grupo a operar no setor da água em França, veio reforçar as competências do grupo nos vários segmentos de atuação à escala nacional e internacional.